12 de mai. de 2010

Glossario do mundo GAY...pra quem nao sabe...

Bissexual Indivíduo amorosamente, fisicamente e espiritualmente atraído tanto por homens quanto por mulheres.
Gay Termo usualmente empregado para descrever homens atraídos amorosamente, fisicamente e espiritualmente por outros homens. O termo também pode ser usado num sentido coletivo.
Genero Classificação de pessoas como homens ou mulheres, baseado em características corporais, incluindo: cromossomos, hormônios, órgãos reprodutivos internos e genitais.
Heterossexual Indivíduo amorosamente, fisicamente e espiritualmente atraído por pessoas do sexo oposto.
Homossexual Termo utilizado para descrever gays e lésbicas, indistintamente.
Lésbica Mulher que é atraída amorosamente, fisicamente e espiritualmente por outras mulheres.
Orientação sexual Termo mais adequado para referir-se à atração física, emocional e espiritual para pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto, incluindo, portanto, a homossexualidade, a heterossexualidade e a bissexualidade.
Transexual Indivíduo que tem convicção de pertencer ao sexo oposto, o que pressupõe desejar suas características fisiológicas, muitas vezes obtendo-as por meio de tratamento e cirurgia. Um transexual é aquele cujo sexo biológico não confere com sua identidade de gênero, isto é, o senso pessoal que o indivíduo possui de ser homem ou mulher. Transexuais podem ser heterossexuais ou homossexuais.
Transgênero Termo genérico utilizado para designar indivíduos que agem social e particularmente como pertencentes ao sexo oposto. Pode ser empregado tanto para transexuais quanto para travestis.
Transgenitalização Processo cirúrgico de readequação genital ao gênero com o qual a pessoa se identifica.
Travesti Homossexual que se veste e se comporta social e mesmo particularmente como se pertencesse ao sexo oposto e que pode complementar esse comportamento com alterações corporais alcançadas por meio de terapias hormonais, cirurgias plásticas, etc. A diferença entre transexual e travesti está na identidade do gênero. O transexual está convicto de pertencer ao sexo oposto e procura harmonizar corpo, sexo e identidade. Já o travesti, apesar de se comportar como pertencente àquele sexo, não apresenta problema semelhante na construção de sua identidade, aceita o sexo biológico apesar das alterações corporais que promove em si.