13 de abr. de 2009

REPORTAGEM

Ciência acena com a possibilidade de casais gays gerarem seus próprios filhos biológicos
Por Redação
13.04.09
Uma novidade científica pode realizar os sonhos de muitos casais gays e de lésbicas de ter filhos biológicos dependendo somente das duas mães ou dos dois pais, com ajuda de uma barriga de aluguel neste caso. A ideia é explicada por cientistas graças às chamadas células iPS (sigla inglesa de “células-tronco pluripotentes induzidas”).
As iPS, que são funcionalmente idênticas às células-tronco, podem ser revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação genética. E é nessa capacidade de reversão que está a “mágica”. “Os pesquisadores já conseguiram produzir espermatozoides a partir de células embrionárias. Nada impede que também consigam isso com as células iPS”, diz o biólogo Stevens Kastrup Rehen, que estuda as células iPS na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Depois que as iPS, de um homem por exemplo, chegassem ao estado embrionário, substâncias induziriam as células a assumir a forma de óvulos, o mesmo pode acontecer com as mulheres, que podem ter suas células transformadas em espermatozóides. A diferença é que um casal do sexo masculino precisaria de uma barriga de aluguel para poder gerar o bebê.
A técnica, no entanto, ainda não é controlada com precisão pelos cientistas. Por isso, muitos estudos precisam ser feitos para que não ocorram gestações de risco para o feto e para a mãe.